Seu corpo pode não estar habituado a fazer os movimentos que o esporte exige e para isso é necessário “educá-lo”, desenvolver uma consciência corporal que lhe ensine como agir diante da novidade do movimento que você irá precisar!

O exercício funcional é uma ótima ferramenta para te preparar fora d’água e melhorar seu empenho dentro d’água!

O Ipanema Pilates junto com a produtora de vídeo Moana e a tetra-campeã brasileira de surf Andréa Lopes, mostram a importância desse treino para o surf e passam aqui uma série de exercícios que vai ajudar bastante!

 

Confira o vídeo e no dealhe, as etapas dos exercícios super explicadas para não ter erro!

 

 

1) Fortalecer e aumentar a percepção da ação do quadril e fortalecimento de abdómen, glúteos, membros inferiores e musculatura da coluna

Série: Faça 10 x a sequência unilateral, ou seja, apenas 1 elevação da perna direita seguida da esquerda e apenas 1 chute com a perna direita seguida da esquerda, ou

Faça 4 x a sequência com 5 execuções unilaterais, ou seja, apenas 5 elevações da perna direita, depois a esquerda e apenas 5 chutes com a perna direita e depois a esquerda.

Permaneça na postura de cada movimento por 3, 4, 5, 6 ou quantos segundos achar que possa resistir, o ideial é não passar de 15 segundos. Mantenha sempre o corpo bem alinhado e não deixe a cabeça desalinhada da coluna, assim como o quadril baixo ou glúteo elevado.

 

2) Posicionar a barra de metal (ou madeira) em baixo da planta do pé

Série: Realize o movimento de batida de back side, sempre com os joelhos flexionados e sem retirar o calcanhar do pé de base do chão. Desta forma o quadril será muito mais exigido. No retorno do movimento (como uma batida no surf), feche o punho em forma de soco, direcione para o pé de base e flexione o joelho até encostar no pé. Com o passar das repetições, aumentar o grau de velocidade.

O cabo de metal, criará um desequilibrio, então sugere-se iniciar todo o movimento devagar e ir aplicando a velocidade com calma. Lembrando que de nada adiantará colocar velocidade se você não estiver atenta aos detalhes do quadril, joelho flexionado, pé de base e finalização com o punho fechado.

Este exercício criará um ótimo trabalho para seus membros inferiores e pode ser feito em 4 séries de 10, 15 ou 20 repetições, que podem sofrer variações com a utilização da velocidade.

 

Pratique durante a sua semana e vá sentindo sua evolução na água e nos movientos que o surf vai exigir!

 

25803 110641495613058 6028541 n  Ipanema Pilates, um espaço criado por Guto Bayard, educador físico e estabelecido no Rio de Janeiro com foco no Pilates Funcional, que une as duas filosofias, do pilates e do treinamento funcional, criando um método único e diferente de trabalho .