Quem não sente fome depois de cair no mar? A tapioca é uma ótima opção para matar a fome, pois é digerida facilmente, fornecendo energia para o corpo mais rápido. Possui alto teor de carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e baixo teor de sódio, além de ser super fácil de fazer.

Para quem não sabe, veja aqui o passo-a-passo de como preparar a massa da tapioca:

  1. Passe a goma da tapioca pela peneira e a espalhe numa frigideira, alisando com um garfo para ficar bem fininha e uniforme;
  2. Deixe no fogo baixo por dois minutos até formar liga e ficar unida, em seguida vire de lado por mais um minuto;
  3. Misture o recheio escolhido previamente e acrescente à massa da tapioca;
  4. Feche a massa ao meio e deixe por mais um minuto de cada lado no fogo baixo. Pronto!

 

Separamos aqui algumas sugestões de recheio com alto valor nutritivo para turbinar a sua tapioca:

 

–        Açúcar mascavo: possui minerais como potássio, cálcio, magnésio e fósforo e vitaminas como A, D, E, C e do complexo B, que são perdidos no processo de produção do açúcar refinado.

–        Banana: fonte de carboidrato, rica em minerais que ajudam a evitar cãibras e dores musculares (potássio, ferro, fósforo e cálcio) e no aminoácido triptofano, que gera sensação de bem-estar no organismo.

–        Canela: possui ação termogênica, ou seja, despende mais energia do corpo para ser digerida. Também é um ótimo anti-inflamatório e ajuda a diminuir o colesterol ruim.

–        Coco ralado: ao contrário do que muitos pensam, as gorduras encontradas no coco  (ácido láurico e monolauril) são excelentes  para manter a forma, pois são de rápida digestão e não ficam estocadas nas células, ou seja, servem de combustível para gerar energia. Essas gorduras também atuam no sistema imunológico e aumentam o colesterol bom.

–        Linhaça: esse grão é rico em fibras, minerais e ômega 3. Tem efeito anti-inflamatório, auxilia na digestão e atenua a retenção de líquidos, além de melhorar a pressão arterial. Nós preferimos a farinha de linhaça, pois o organismo não consegue digerir a semente de linhaça inteira.

–        Manjericão: fonte de vitaminas C, A e K, também é conhecido por aliviar dores musculares.

–        Mel: atua no sistema imunológico além de ser rico em minerais como potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo e ferro.

–        Queijo cottage: fonte de proteínas, possui baixo teor de gordura e é rico em LCA (ácido linoléico conjugado), que auxilia na redução da gordura abdominal.

–        Queijo minas: possui maior teor de gorduras que o queijo cottage, em compensação tem 30% mais proteínas e é fonte de cálcio

–        Tomate: rico em vitamina C, estimula a produção do aminoácido carnitina, que acelera em até 30% a capacidade do organismo para queimar gordura

 

Agora, algumas combinações:

 

Queijo cottage, farinha de linhaça e melcotage e linhaça

– 1 colher de sopa de farinha de linhaça

– 2 colheres de sopa de queijo cottage

– 1 colher de chá de mel

 

 

 

Banana, canela e açúcar mascavocanela e banana

– 1 banana picada ou amassada

– 1 colher de chá de canela

– 1 colher de chá de açúcar mascavo

 

 

 

 

Queijo minas com coco raladococo

– ½ xícara de queijo minas picado

– ½ xícara de coco ralado

 

 

 

Banana, queijo minas e melbanana e mel

– 1 banana picada ou amassada

– ½ xícara de queijo minas picado

– 1 colher de chá de mel

 

 

 

Queijo cottage, manjericão e tomatetomate

– 2 colheres de sopa de queijo cottage

½ tomate picado

– manjericão a gosto

 

 

 

 

Bom apetite!