Rei de Búzios 2014 – O Reinado do SUP | Por @LuizaPerin

Largada Praia da Ferradura foto Paula March

 

No último dia 27 de abril foram coroados Rei e Rainha de Búzios os jovens remadores Vinnicius Martins e Lena Guimarães. Como reinado, a península de Búzios. Como coroa, o troféu máximo da mais tradicional prova de stand up paddle da Região dos Lagos, a Rei de Búzios, promovida pela marca Art in Surf e em sua quarta edição. A competição acontece em dois formatos: uma prova curta de 6kms com largada na Praia de João Fernandes e a prova principal, de pranchas race, com percurso de 12kms com largada na Praia da Ferradura, ambas com chegada no Búzios Vela Clube na Praia de Manguinhos. Vence o remador que consegue transpor com maior velocidade as adversidades da natureza nos diferentes trechos do percurso e cruza o pórtico de chegada com menor tempo de remada.

A prova principal faz uma volta completa na península desta charmosa cidade com ares de vila de pesca e seu trajeto apresenta diferentes condições em uma mesma remada. Costões rochosos e lajes com ondas, mar liso e transparente, mar balançado, vento a favor, vento contra e como se ainda não bastasse, também o vento lateral.

 

(Imagem: Paula March)

O hawaiian style toma conta da atmosfera do evento. Percursos em travessias – com largada e chegada em diferentes pontos do litoral – têm feito a cabeça de remadores nos principais núcleos de remo do país. O remador deve se preparar logisticamente para participar de competições como esta. O ideal é ter o apoio de alguém que não participe da competição, para que esta pessoa te deixe no ponto de largada e em seguida leve seu carro até o ponto de chegada. Hidratação é essencial para provas longas, por isso é comum ver os remadores usando camelback ou coisas do gênero.

Se a primeira colocada foi coroada rainha, a segunda seria princesa. E o que seria da terceira? Pesquisei por títulos de nobreza em monarquias e descobri qual seria meu posto neste reinado dos 12kms: marquesa de Búzios! Subi no pódio por ter conquistado o terceiro lugar com um bom tempo de prova e uma remada bastante técnica – aproveitando os trechos de vento a favor para surfar as ondas e respirando fundo e sereno para encarar a remada com vento contra.

Luiza Perin foto Paula March

A coroa dos que subiram no pódio foram de flores naturais e o troféu os mais lindos que já vi, feitos artesanalmente pelo artista plástico Dido, nativo de Búzios, cujas obras ficam expostas na galeria e loja Art in Surf. A principal característica de seus trabalhos é a rusticidade. Ele usa peças quebradas de barcos de pesca abandonados e as transforma em obra de arte com pinturas e formas suaves onde mar é sempre o tema principal. Fiquei tão orgulhosa com meu troféu que dei a ele lugar de destaque na decoração de casa. Seu lugar ficou garantido ao lado da cama, na mesa de cabeceira.

O ponto alto do evento se deu durante a premiação, quando o campeão nascido e criado em Búzios, Vinnicius Martins, demostrou nobreza em uma atitude de rei de verdade. Ele foi premiado com uma passagem para competir no Battle of the Paddle, uma das maiores competições de stand up paddle do mundo, na Califórnia. Mas já tendo suas passagens garantidas pelos seus patrocinadores, imediatamente presenteou com a passagem o remador da segunda posição do pódio, o santista Marinho Cavaco. A emoção, o clima de amizade e a parceria entre os remadores brasileiros tomou conta da festa. E estes foram os Reis de Búzios 2014, da elite masculina e feminina:

 

(Imagem: Paula March)

 

Pódio Feminino foto Paula March

 Masculino

1° Vinnicius Martins

2° Marinho Cavaco

3° Gabriel Vilarinho

Feminino

1° Lena Guimarães

2° Ariani Teophilo

3° Luiza Perin 

(Imagem: Paula March)