Nas duas primeiras matérias da série ‘Pranayama’, ensinamos algumas técnicas que trazem inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Hoje iremos ensinar um novo pranayama que, além das diversas vantagens que traz para o nosso bem-estar, é ótimo para treinar apneia e nos deixar mais preparados para varar a onda (joelhinho) e levar caldos!

Essa nova técnica é conhecida como a respiração quadrada. Ela é considerada um calmante natural pois auxilia no gerenciamento da ansiedade. Quando estamos ansiosos, temos a tendência de respirar mais rapidamente e de forma mais superficial, aumentando ainda mais a ansiedade e causando mal-estar por conta da má oxigenação do corpo.

Segue o passo a passo:

  1. Com a coluna ereta e os ombros relaxados, inspire pelo nariz contando lentamente até 4;
  2. Segure o ar nos pulmões contando lentamente até 4;
  3. Expire pelo nariz contando lentamente até 4;
  4. Mantenha-se sem respiração contando lentamente até 4;
  5. Volte a sequência por quanto tempo se sentir confortável.

Para auxiliar no surf, aconselhamos ir aumentando a permanência sem ar, sempre respeitando o seu limite.

Outro ponto legal da técnica é que o quadrado é o símbolo do elemento terra, e terra é estar no presente, enraizado no aqui e agora. Ela também é indicada para pessoas avoadas que vivem sonhando e não concretizam seus planos na matéria.

No dia 07 de novembro haverá uma aula de Pranayama no parque do Ibirapuera* com a Bruna. Nesse dia ela irá nos ensinar todas as técnicas da série publicadas aqui no site da Longarina com ajuda de algumas posições e dicas para facilitar a prática. Inscrições pelo contato@longarina.com. Esperamos por vocês!

*local sujeito à alteração de acordo com a previsão do tempo

A Bruna tem um espaço de yoga próximo ao metrô Santa Cruz, em São Paulo. Se interessou? Dá uma olhadinha no site:http://espacoyogasunflower.yolasite.com