O “joelhinho” (para shortboards) e a “tartaruguinha” (para funs e longboards) são essenciais para passar a arrebentação com eficiência e chegar no outside mais rápido e sem se cansar muito. Segue alguns passos e desenhos que podem ajudar vocês na primeira vez.

 Passo-a-passo para a “Joelhinho”:

1 – Reme rápido em direção à espuma. O joelhinho não consegue evitar completamente a turbulência da espuma, então quanto mais você estiver à frente melhor no caso de ser arrastada.

2- Quando estiver a cerca de 2 metros da onda, coloque as mãos sobre a prancha, logo abaixo dos ombros. Levante o bumbum e a perna que você usa na frente, assim o seu peso fica nos braços e você consegue afundar o bico da prancha.

3- Quando você sentir que a espuma esta passando por cima de você, use o joelho ou o pé de trás para empurrar o deck para baixo fazendo com que a prancha afunde por completo.

4- Continue a empurrar até que você esteja de volta à superfície, agora do outro lado da onda quebrada.

5- Pronto conseguiu! Agora mantenha a remada e repita até passar por toda a arrebentação.

 

Leva um tempo para dominar o joelhinho, mas não desista, treine bastante que você consegue. O Joelinho é algo que você nunca para de evoluir, sempre é possível melhora-lo.

 

joelinho

Joelinho

Passo-a-passo para a “Tartaruguinha”:

1-Reme rápido em direção à espuma. A tartaruguinha também não consegue evitar completamente a turbulência da espuma, então quanto mais você estiver à frente melhor no caso de ser arrastada.

2-Quando estiver a cerca de 2 metros de distância da espuma, segure na borda, gire a prancha e fique em baixo dela dentro da água.

3-Continue segurando firme nas bordas, faça força com os braços de modo que afunde a prancha e a onda quebrada passe por cima.

4-Quando sentir que a onda já passou desvire a prancha rapidamente e comece a remar e repita até chegar no outside.

tartaruguinha

Tartaruguinha

A “tartaruguinha” é uma técnica utilizada no surf com funs ou longboards, porque estas pranchas possuem alta flutuação sendo necessário ter mais força e habilidade para conseguir fazer o joelhinho.

 

Caso o mar esteja grande, com a arrebentação muito forte, e a “tartaruguinha” não seja eficiente, certifique-se que não tem ninguém ao seu redor, solte a prancha e mergulhe fundo nadando com força para frente para não ser arrastada, depois quando voltar à superfície puxe sua prancha de volta, importante usar um leash de qualidade.

No surf devemos sempre manter a calma, antes de entrar no mar e encarar a arrebentação fique um pouco na areia e observe por onde os surfistas entram, identifique os canais, eles nos levam para o outside sem tomar tanto na cabeça.  Devemos nos atentar, também, que logo após as séries maiores acontece a calmaria, este é o melhor momento de entrar, mas seja rápida, assim quando começar as ondas maiores você já está no outside ou chegando nele.

 

Ihhuuuu boas ondas!!