As associações tem um papel fundamental no desenvolvimento dos esportes de board, e, consequentemente, nas comunidades onde estão localizadas. Atuam através da união de dois ou mais praticantes, com ou sem personalidade jurídica, sem fins lucrativos, para a realização de um objetivo comum.

12194815_1680343805575452_1589628546313975268_o (1)

USC – A União dos Skatistas Caxienses, além de campeonatos, best tricks, game of skate, promove reuniões abertas para tomadas de decisões como reforma e construção de novas pistas, prestação de contas e escolha da nova diretoria. A união tem como propósito incentivar o esporte e levar o skate para as escolas e comunidades da região e ainda apoia a arte urbana mantendo parcerias com stúdios na cidade.

Caxias do Sul também sedia o projeto Skate Social,  o objetivo maior do Projeto é oferecer aos jovens uma possibilidade da prática saudável de atividades motoras e lúdicas, integrando-os na comunidade por meio do esporte e, além disso, colaborar para o desenvolvimento educacional e social, estimulando pretensões profissionais dentro e fora do esporte.

http://uscskate.blogspot.com.br/

ASI

ASI – A Associação de Surf de Itacaré foi fundada em 1989 e desde então trabalha pelo desenvolvimento do surf e do ecoturismo em Itacaré realizando diversos campeonatos a nível local, regional, estadual e internacional, como o campeonato nacional Pena Little Monsters e o Mahalo Surf Eco Festival que acontece há 3 anos consecutivos na cidade e na última edição sediou também uma best trick de skate.

A associação realiza surf treinos desenvolvendo este esporte na região e revelando diversos talentos locais.

A cidade também conta com a AIS – Associação Itacareense de Surf, que visa apoiar e organizar o surf e principalmente o surfista de Itacaré para que evolua e passe a frente todo apoio e aprendizado.

http://www.surfdeitacare.blogspot.com.br/

ASFI2

ASFI – A Associação Feminina de Surf de Itacaré busca fortalecer o surf feminino em Itacaré, incentivando o esporte, cultura e preservação do meio ambiente. A associação promove surf treinos nas praias do Rezende e Tiririca, e recebe apoio de outras instituições com prêmios como biquínis, roupas, pranchas e acessórios de surf.

ASG3

ASG – A Associação de Surf Garopaba foi fundada em 15 de agosto de 1986 com o fim de promover eventos esportivos e sociais, integrar e socializar os surfistas com a comunidade, lançar novos talentos no esporte, levar o surf às escolas, zelar e trabalhar com o cuidado e regulamentação dos espaços de praia.

A associação já conquistou a realização do WCT (world surf league), Garopaba é a Capital Catarinense de Surf, 250m liberados para surf na época da tainha na praia da Ferrugem e escolas de surf famosas Brasil a fora.

http://www.asgsurfgaropaba.com.br/SWELL2

SWELL SKATE CAMP – Fundada em 1978, primeira pista de skate do RS, é um refúgio para aqueles que buscam paz e um bom lugar para andar de skate. Desde 2005 o calendário da Swell passou a ficar repleto de eventos e atividades, entre tours e visitas de atletas profissionais, competições como o Swell Old Is Cool, Circuito Element de Skate, Copa Yerbah de Mini Ramp e Campeonatos Brasileiros de Mountainboard, bem como shows e festas jovens.

A estrutura do parque conta com quiosque, churrasqueira, banheiros, mini rampa coberta e iluminada, iluminação do snake-run e bowl, uma das melhores pistas de montain board do Brasil, o new love bowl (réplica de piscinas californianas), trilhas em meio à mata nativa, bar e decks com vista para o vale da região.

http://www.swellskate.com.br/