Ocorreu no dia 14 de Maio de 2016 o Primeiro Encontro do grupo Surfe Feminino em Movimento. Grupo atuante no litoral Sul do Brasil, mas que conta com mulheres de todos os cantos. O Surfe Feminino em Movimento é formado por muitas catarinenses, gaúchas, algumas paranaenses, cariocas, nordestinas e no encontro estavam presentes até mesmo uma uruguaia e uma norueguesa.

A programação era: encontro na entrada da trilha para a prainha, chegando lá aquecimento, surf, e depois dinâmica, confraternização e sorteio de brindes. As meninas chegavam a todo o momento. A praia estava vazia, dominada pela mulherada. Apenas 5 homens na água que logo saíram intimidados pela crowd florida. Muitos olhavam como que não acreditando.

Quando cheguei já havia pelo menos umas 15 meninas na água, mais pelo menos uma dúzia na areia, entre fotógrafas, surfistas se aquecendo para entrar no mar e algumas organizando os brindes a serem sorteados.

Fizemos mais ou menos uma horinha de surf até recebermos o chamado para fazer a dinâmica de integração do grupo, na areia. A ideia era: fazer uma roda, uma das meninas pegava um grande novelo de lã colorida nas mãos, se apresentava e jogava o novelo para outra menina, e assim por diante até que formássemos uma linda mandala colorida. E assim foi. Nas apresentações dizíamos nosso nome, de onde éramos, o que “fazíamos da vida” e qual modalidade de surf praticávamos e há quanto tempo praticávamos. Reunimos meninas/mulheres de 17 a 40 anos, de todas as áreas do conhecimento e todos os cantos do mundo. Tínhamos muitas biólogas, psicólogas, advogadas, geólogas e educadoras físicas entre outras profissões. Tínhamos surfistas de pranchinha, bodyboard e até mesmo praticantes de canoagem havaiana, sem contar uma atleta de surf adaptado. Entre profissionais e amadoras, experientes e novatas, tínhamos algo em comum: o amor pelo surf e a felicidade de estar ali naquele encontro, nos empoderando e nos unindo como mulheres surfistas que somos.

Após a dinâmica houve a distribuição de brindes, abraços, sorrisos e fotos, muitas fotos! O Surf feminino em movimento é para todas, de qualquer lugar, de qualquer circunstância, basta ter apenas uma característica em comum para fazer parte do grupo: o amor pelo surf!

O movimento tem página e grupo no facebook e grupo no Whatsapp. O nome no face é Surfe Feminino em Movimento e quem desejar fazer parte do grupo do Whats é só entrar no grupo do facebook e deixar seu número que adicionaremos.

Mulheres surfistas do meu Brasil: UNI-VOS!

Créditos fotográficos: Marianna Piccoli Photography e Marcela Meyer Photography