O trabalho de laminação (glass) e pigmentação de prancha de surf, talvez pela sua insalubridade, é um oficio dominado pelos homens, então a Longarina não poderia deixar de falar de uma das mulheres que mais se destaca nesse ramo, a australiana Teena McIlveen, também conhecida como The Lady of Many Colours.

Teena é famosa pelo seu trabalho de pigmentação, consegue fazer das pranchas de surf verdadeiras obras de arte. Ela passou cerca de 13 anos em fábricas de prancha de surf onde aprendeu a dominar seu ofício com propriedade e graça.

A australiana faz uma ótima dupla com o seu marido Eden Saul, que é shaper e dono da marca de pranchas Dead Kooks, em Currumbin na cidade de Gold Coast.

Natural de Byron Bay, com boas lembranças de idas a praia com a família, teve sua primeira conexão com o mar num bodyboard, e aos 18 anos começou a surfar. Apaixonada pelo esporte, seguiu seu coração, e foi a trabalhar com o que a fazia feliz.

lady

Teena sabia que entrar na indústria do surf seria duro, bem como enfrentar o desafio extra de ser uma mulher. Percebeu que “ninguém dava seus segredos de graça” então teve que desenvolver os seus.

Sua natureza intuitiva combinada com determinação e prática foi a chave de seu sucesso. Teena trabalha quase todos os dias laminando e pigmentando e dedica seu tempo livre para explorar combinações criativas com cores.

Altamente criativa por natureza Teena tira sua inspiração a partir de diversas fontes como no “movimento fashion na cena do skate e snowboard, vitrines e tecidos”. A pigmentação é feita a partir da mistura do pigmento com a resina, e a australiana faz isso a olho, uma senhora alquimista guiada pela intuição.

Assistindo Teena trabalhar percebemos a facilidade que ela tem em fazer a laminação. O processo deve ser feito de forma muito rápida, pois a resina seca fácil, e com cuidado para não deixar excesso em nenhuma parte da prancha, caso contrário a prancha fica muito pesada.

 

Foi um antigo surfista, amigo seu, que costumava aparecer para assisti-la que a apelidou de “a senhora de muitas cores” . Uma senhora de talento e uma das melhores glassers na Costa Leste Australiana única e inspiradora.

Quando questionada qual conselho daria para todas as mulheres que aspiram trabalhar na indústria do surf, ela respondeu com um sorriso largo e coração aberto “Confiar em si mesma e acreditar!”

 Fonte: http://www.tallowgallery.com/